Correio Popular Notícia



Conferência mostra avanços e discute novas políticas públicas

Data da notícia: 01/12/2011
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20111202d.jpg[/IMG] (Da Redação) Erradicação do trabalho infantil, projeto programas de incentivo à cultura e ao esporte estão na lista de ações da 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), em conjunto com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O evento iniciou ontem e teve a participação de mais de mil pessoas. A programação, realizada na Igreja Missionária Unida, se encerra hoje (2).
O atendimento voltado a crianças e jovens em Ji-Paraná deu um salto significativo nos últimos anos e algumas conquistas marcam o início de uma nova fase. Ji-Paraná erradicou por completo o trabalho infantil, aderindo a vários projetos e está dia a dia transformando a vida de crianças e jovens com projetos culturais e esportivos.
Segundo Lidiane Tanazildo, da comissão organizadora do evento, a conferência tem como principal objetivo discutir políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida dos jovens, a partir da apresentação e análise de propostas que serão levadas a etapa estadual e posteriormente a nacional, até que chegue ser transformada em Lei Federal.
Um público seleto e de forte influência em todos os setores que trabalham com ações que envolvem as crianças e adolescentes de Ji-Paraná se fizeram presentes à abertura da conferência, entre elas, a Juíza da Infância e da Juventude, Ana Valéria Santiago Ziparro, o Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Fernando Rey; a presidente do CMDCA e secretária de Assistência Social de Ji-Paraná, Sônia Reigota; entre outros. A sociedade civil organizada, o Poder Público e a juventude ji-paranaense compuseram o plenário.
A conferência segue até amanhã, às 14 horas, com a apresentação efetiva das propostas a serem encaminhadas e eleição dos delegados que participarão da etapa estadual .

AVANÇOS - Os avanços obtidos ou mesmo o atendimento para crianças e jovens que tiveram seus direitos violados - hoje ampliados pelo Creas (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e Conselho Tutelar - são alguns dos tópicos tratados na Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pela Secretaria de Ação Social e Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O debate destas ações e de novas políticas públicas voltadas à juventude são algumas das pautas da conferência, que teve como tema ?Mobilizando, implementando e monitorando a política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes?. ?O que está sendo discutido aqui vai influenciar a agenda das políticas públicas, para promover o desenvolvimento social e humano do município. É importante que as crianças sejam tratadas como sujeitos de direito, que seja privilegiado o debate e acima de tudo aceitas as diversidades?, disse Lidiane.
Também foram formados os grupos de discussões e eleitos os delegados que participação da Conferência Regional. Durante a tarde de hoje, ainda serão apresentada a prestação de contas de 2010 do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, o Relatório de Gestão bimestral dos Direitos da Criança e Adolescência, e as prioridades e metas para 2012, contidas na LDO e LOAS.
?O município está engajado neste trabalho porque sabe a importância de priorizar as crianças e jovens. E garantir seus direitos é um dever de todos nós?, disse a secretária de Ação Social, Sônia Reigota. Com informações da assessoria.


Fonte:






Noticia vista 1809 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.